CORAZON
AQUINO
(1933-2009)

Screen Shot 2018-10-01 at 14.47.30

Alexandr Suvorov

Screen Shot 2018-10-01 at 14.47.48

Madre Teresa

Screen Shot 2018-10-01 at 14.46.53

Martin Luther King

Screen Shot 2018-10-01 at 14.47.09

Edouard Michelin

Screen Shot 2018-10-01 at 14.47.14

Joan of Arc

Screen Shot 2018-10-01 at 14.47.22

Thomas More

mini-lejean

Jérôme Lejeune

”Sem valores, a democracia é apenas uma confederação de tolos”

Cory Aquino, Presidente das Filipinas de 1986 a 1992, era a grande opositora ao presidente autocrático Ferdinand Marcos. Ela bateu-se com Marcos pela presidência nas eleições de 1986. A contagem oficial de votos declarou Marcos vencedor; no entanto havia evidência de uma fraude generalizada. Centenas de milhares de pessoas saíram às ruas em apoio de Aquino. Com o país unido contra si, e os militares a recusarem uma intervenção em seu favor, Marcos fugiu do país.

Cory Aquino era uma mulher magnânima. Ela aboliu o regime ditatorial. “Eu assumo o poder ditatorial, disse ela, mas só o tempo suficiente para o abolir. Eu tive o poder absoluto, no entanto governei com restrições. Criei câmaras independentes capazes de questionar o poder absoluto, e finalmente a legislatura para me tirar o poder absoluto das mãos”. Aquilo foi um exemplo singular de integridade na política. Ela serviu o país por uma legislatura de 6 anos, e decidiu não se submeter a novas eleições.

No tempo em que a democracia era louvada como um deus no Ocidente intelectual, Aquino disse que nunca aceitaria a ideia da democracia pela democracia. “Sem valores verdadeiros, disse ela, a democracia é apenas uma confederação de tolos. Esta foi uma declaração contra-cultural, magnânima e corajosa.

Aquino praticava a humildade: ela queria fazer aparecer a grandeza dos seus subordinados dando-lhes poder e inclusão. Ela diria: “A habilidade de trabalhar bem com os outros, de ouvir diferentes pontos de vista, de dar crédito a essas visões com sinceridade, como se fossem as suas próprias, e ter a flexibilidade para acomodar os problemas dos outros: é uma importante qualidade para alguém que deseje servir os outros. É uma expressão do espírito de serviço. Como pode alguém dizer que tem um genuíno espírito de solidariedade com as pessoas em geral, se não é capaz de uma solidariedade operacional com aqueles com quem trabalha na proximidade?”

 

Num tempo em que a política caiu nas mãos de uma casta, Corazón Aquino mostrou ao mundo inteiro que as donas de casa podem ser uma melhor rscolha para a política do que muitos políticos profissionais, que parecem ter perdido o sentido de grandeza e de serviço. Quando Cory Aquino estava em campanha para expulsar Ferdinand Marcos da presidência, o velho ditador acusou–a de ser incapaz de governar porque ela era uma dona de casa. Mas a dona de casa ganhou a eleição, enviou Marcos para o exílio e transformou completamente as Filipinas.

Muito tempo depois de ela deixar de ser presidente, os filipinos ainda olhavam para ela como um líder que uniu a nação.